pages

domingo, 2 de março de 2014

CARNAVAL CRISTÃO



Estamos na eminência de mais um carnaval. Para muitos, um feriado prolongado, para outros uma oportunidade de “aproveitar”, deleitar-se nos prazeres carnais (bebida, festas, sexo, drogas), para outros ainda uma oportunidade de encontrar-se com o Senhor e celebrar a Vida.
    A Igreja nos convida, no tempo chamado quaresmal, a entrarmos numa meditação, numa interiorização, num caminho de conversão e crescimento espiritual, num tempo de penitência. Esse tempo litúrgico culmina com a semana mais importante para nós cristãos, a Semana Santa, a Páscoa do Senhor.
    Antes, porém, do tempo da Quaresma, somos convidados a celebrar, a festejar. Carnaval vem de “festa da carne”. Não se trata da festa do corpo, dos prazeres carnais, e é isso que temos visto infelizmente. Mas, para os antigos, era o momento das pessoas “comerem carne”, pois durante a quaresma não o faziam.
    É cada vez mais perceptível que os retiros de Carnaval têm crescido por todo o País. E o que isto nos tem demonstrado? Que todos estão à procura da Verdadeira Felicidade, e a felicidade está no encontro com Jesus. Não existe cristianismo sem encontro com Cristo.  O encontro de Carnaval tem sido uma forma concreta das pessoas tocarem no mais sublime momento de suas vidas. O carnaval é uma festa que significa “adeus a carne”, uma expressão grega “carnis valles”. Antigamente, três a quatro dias antes da Quarta-feira de cinzas, os cristãos se reuniam em um determinado lugar para beber, comer e, com isso, “satisfazerem os prazeres da carne”. Em outros lugares, escravos ganhavam liberdade provisória e as pessoas trocavam presentes. O carnaval, hoje, traz muitas consequências ruins; tais como: aumento no consumo das drogas e muitas mortes.
Muitas pessoas contraem o vírus HIV. Pesquisas mostram que doenças tem aumentado, principalmente, entre as mulheres com baixa escolaridade.
Para aqueles que são cristãos existe uma pergunta: Como viver bem o carnaval?
A primeira atitude é saber que muitos valores que a sociedade apresenta são contrários ao evangelho e à doutrina da Igreja Católica. Uma festa que começou bonita, hoje tem uma conotação toda errada.
Cada pessoa precisa ter a consciência que não é objeto descartável, que se usa e joga fora, mas um filho de Deus, templo do Espirito Santo que precisa ser respeitado e amado. Sendo assim, uma relação sexual não deve acontecer com uma pessoa desconhecida, que se encontra em uma noite. As consequências depois virão, gravidez indesejada e doenças.
Outra sugestão para aqueles que querem passar estes dias com coerência é fazer um retiro, um passeio com a família, uma visita a um parente.

Os cristãos poderiam buscar o carnaval para fazer uma reflexão de vida e pedir a Deus que a quaresma nos leve a um sentido de profunda conversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário