pages

quarta-feira, 26 de março de 2014

LUTO - MONSENHOR RAIMUNDO GOMES


Depois de sofrer um acidente vascular cerebral há 18 dias, faleceu no início da tarde desta quarta-feira (26), no Hospital Artur Ramos, em Maceió, o monsenhor Raimundo Gomes, 57 anos.
O religioso foi internado no último dia oito deste mês, no Hospital Regional de Arapiraca e depois foi transferido para o Centro Hospitalar Manoel André (Chama), onde permaneceu por vários dias na UTI respirando com a ajuda de aparelhos.
Na semana passada, seu estado de saúde piorou e a família decidiu fazer a transferência para o Hospital Artur Ramos, na capital alagoana.
Contudo, o estado de saúde do monsenhor agravou e no início da tarde desta quarta-feira acabou falecendo.
O corpo de Raimundo Gomes deve chegar à cidade de Arapiraca no início da noite desta quarta-feira, para ser velado na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no bairro Primavera, onde exerceu por vários anos a função de pároco da localidade.
O sepultamento está marcado para a tarde desta quinta-feira (27), no Cemitério Pio XII, no bairro Baixa Grande, na capital do Agreste alagoano.

segunda-feira, 24 de março de 2014

SANTO DO DIA 24/03

Santa Catarina da Suécia


Nasceu na Suécia, de família ligada aos reis. Sua mãe era Santa Brígida, que após o falecimento do esposo, se tornou uma peregrina até instalar-se em Roma.

Catarina foi formada na Abadia de Bisberg, permanecendo ali até casar-se. Não demorou muito tempo e seu esposo veio a falecer. Tinha um coração rendido a uma intimidade profunda com Deus, abriu-se a uma consagração total e foi viver junto de sua mãe em Roma, onde permaneceram por 23 anos.
Tornou-se Abadessa em Valdstena, onde permaneceu até sua morte em 1381.

Santa Catarina da Suécia, rogai por nós!

quarta-feira, 19 de março de 2014

SÃO JOSÉ, 19 DE MARÇO - CASTÍSSIMO ESPOSO


Que o Messias havia de nascer da linhagem de Davi, era uma afirmação tão claramente expressa nos profetas que não havia qualquer hesitação a esse respeito. Portanto quando o anjo do Senhor aparece em sonhos a José, antes do nascimento de Cristo, dirigi-se a ele dando-lhe o seu titulo de nobreza: José filho de Davi... (Mt 1,20)
A genealogia de José é enfatizada tanto na narrativa de Mateus como na de Lucas. Em Mateus lemos que Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus Cristo.
Pouco ou quase nada sabemos de sua vida, a não ser que era filho de Jacó e que sua mãe chamava-se Estha. Hegesipo, historiador no século II, que viveu na Palestina, afirmou que José era irmão de Alfeu (Cleófas).
Foi ele também que afirmou que Cleófas casou com Maria (Cleófas), uma das mulheres que estava aos pés da Cruz e que também era mãe de Tiago, José, Simão, Judas e de mais três moças. (Os ditos irmãos de Jesus – Primos).
Provavelmente São José nasceu em Nazaré, tanto na aldeia como nos arredores todos sabiam que ele era descendente do Rei Davi apesar de sua pobreza e humildade.
São José era, conforme os Apócrifos, um Faber Ignarius – Operário de Madeira ou carpinteiro.
São José foi o patriarca da transição do Antigo para o Novo Testamento. O Guardião Providente da Sagrada Família. José –“Aquele que acrescenta”.José, O Justo, conforme as escrituras foi escolhido por Deus para ser esposo da Virgem Maria e o Pai adotivo do Messias.
Provavelmente o que mais chamou a atenção de Deus sobre José, foi à bondade e o silêncio. Enquanto, em sua carpintaria, manuseava as ferramentas com suas mãos habilidosas e calejadas, seu coração permanecia unido a Deus.
Deus propõe á José a maior de todas as dádivas, a mais importante missão confiada a um homem, e em compensação a maior glória no céu. Isto tudo tendo incontáveis provações.
José entende e de coração atende a Deus, e com toda a sua humildade e pobreza, acolhe Maria, A Virgem de Nazaré, casa-se com ela e com o suor de seu rosto prove o sustento daquele que ao mundo sustenta.
Seguem para Belém, e lá na terá do Rei Davi, o filho de Deus nasce e seus primeiros adoradores são Maria e José.
Em sonho José é avisado a fugir para o Egito, fogem de madrugada para salvar a esperança de um povo.
Retornam a Nazaré, e seguem o curso comum da história de pessoas aparentemente comuns.
São José ensinou Jesus a ser homem, a conhecer as letras, e a manusear com as ferramentas e as madeiras.
São José era a ternura de Deus-Pai, humanado.
É invocado como o patrono da Boa Morte, pois teve a mais privilegiada da humanidade. Tendo de um lado Jesus e de outro Maria e provavelmente recomendou a Jesus que cuidasse bem de sua Mãe!
A devoção a São José é antiqüíssima, o Papa Clemente XI, compôs o oficio com os hinos para o dia 19 de Março.
Dizem que São José é quem confecciona os tronos da glória celeste e que depois são ornados com a Graça de Deus.
Santa Tereza de Jesus dizia: “Tomei a São José por meu advogado e protetor e não me lembro de ter-lhe pedido algo que não me atendesse... quisera persuadir o mundo inteiro a ser devoto deste glorioso Santo”.Lembrai-Vos glorioso São José!
Amém
Paz e Bem!

segunda-feira, 17 de março de 2014

SANTO DIA 17/03

São Patrício


O santo de hoje nasceu na Grã-Bretanha, no ano 380. Oração, penitência, uma vida de entrega a Deus que foi capacitando São Patrício a responder em Cristo diante das tribulações da vida.

Aos 16 anos foi capturado e preso por piratas irlandeses. No perdão, na oração e na atenção de encontrar um espaço para a fuga, conseguiu fugir para a França, onde continuou seu discernimento na busca da vontade de Deus.

Tornou-se sacerdote missionário, evangelizando na Inglaterra e na Irlanda. Já como bispo, salvou muitas almas através de seu testemunho de santidade, a ponto de tornar a antiga Irlanda toda católica, do empregado ao rei.

A historia da Irlanda ficou marcada com a contribuição de São Patrício, que através da construção que fez de diversos mosteiros, deixou nesse lugar a fama de “ilha dos mosteiros”.Faleceu com cerca de 80 anos.

São Patrício, rogai por nós!


quinta-feira, 13 de março de 2014

UM ANO DE FRANCISCO, UM ANO DE HUMILDADE


Nesta quinta-feira, 13, completa-se um ano de pontificado do Papa Francisco. Via Twitter, ele deixou uma mensagem aos fiéis: “Rezai por mim”.
Na conta @Pontifex, em nove línguas, os seguidores do Papa somam cerca de 12 milhões e 370 mil. São 5.082.200 em espanhol,
3.773.500 em inglês,
1.575.100 em italiano,
975.600 em português,
248.600 em francês,
224.800 em latim,
195.600 em polonês,
177.500 em alemão e
116.000 em árabe.
O Cardeal Jorge Mario Bergoglio foi eleito Papa em 13 de março de 2013. O 266º Sucessor de Pedro é o primeiro Pontífice latino-americano, o primeiro não europeu em mais de 1200 anos e o primeiro a escolher “Francisco” como nome de pontificado. Ele sucedeu Bento XVI, que renunciou ao papado em 28 de fevereiro de 2013.

segunda-feira, 10 de março de 2014

SANTO DO DIA 10/03

Quarenta mártires de Sebaste



Testemunharam o amor a Deus com suas próprias vidas ao negarem oferecer sacrifícios aos Deuses
No ano de 320 esses homens deram testemunho no martírio. Em 313 os imperadores Constantino e Licínio, assinaram o Edito de Milão, que dava liberdade às religiões, para a manifestação pública. Passado um tempo, Licínio começou a perseguir a Igreja de Cristo, prejudicando padres, bispos e famílias.
Nesse contexto, estavam quarenta homens, oficiais e soldados cristãos, que serviam ao Império. Licínio retomou uma lei onde para servir o Império era preciso sacrificar aos deuses. Muitos, inclusive estes quarenta homens, não aceitaram.
Deixaram por escrito suas despedidas, pediram orações aos bispos e diáconos, e que seus corpos fossem colocados todos juntos. Por não renunciarem a Jesus, foram colocados em um tanque gelado de um dia para o outro, para depois serem queimados.
Um deles buscou a pia de água temperada, separada para aqueles que quisessem apostatar, mas faleceu ali mesmo, com o choque térmico.
Os outros perseveraram por amor a Jesus.
Quarenta mártires de Sebaste, rogai por nós!

domingo, 9 de março de 2014

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014 - FRATERNIDADE E TRÁFICO HUMANO


A CNBB nos apresenta a Campanha da Fraternidade como itinerário de libertação pessoal, comunitária e social. Tráfico Humano e Fraternidade é o tema da Campanha para a quaresma em 2014. O lema é inspirado na carta aos Gálatas: “É para a Liberdade que Cristo nos libertou” (5,1).
O Tráfico Humano viola a grandeza de filhos, é cerceamento da liberdade e o desprezo da dignidade dos filhos e filhas de Deus. Resgatar essa dignidade, identificar as práticas de tráfico humano e denunciá-lo são objetivos dessa Campanha da Fraternidade. Mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar o mal do Tráfico Humano, a Campanha propõe-se a reivindicar dos poderes públicos, políticas e meios para a reinserção das pessoas atingidas e sensibilizar para a solidariedade com ações preventivas.
As principais modalidades do Tráfico Humano são: Trafico para exploração no trabalho, para exploração sexual, para extração de órgãos, para adoção de crianças, para exploração da força de trabalho, para atividade ilícita. O Tráfico Humano caracteriza-se pela ampla estrutura do crime organizado, em rotas nacionais e internacionais e internacionais, pela invisibilidade ajudada pela falta de denúncia e pelo aliciamento e a coação.
O enfrentamento do crime do Tráfico Humano exige a cooperação entre os países, em áreas como a criminal, jurídica, tecnológica, econômica e de meios de comunicação. O Brasil adotou a “Convenção de Palermo” das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional onde foi assinado um Protocolo Adicional conhecido como” Protocolo de Palermo”. Esse instrumento legal internacional, o principal para prevenção, repressão e punição do tráfico humano, define o crime e aponta os elementos que caracterizam:
Os atos mais comuns o recrutamento; o transporte; a transferência; o alojamento; o acolhimento de pessoas.
É importante frisar que, para a configuração do crime de tráfico humano, o consentimento da vítima é irrelevante. Os traficados devem ser vistos como vítima e são protegidos pela lei brasileira, mas ainda faltam leis mais abrangentes quanto ao crime de tráfico de pessoas.
A Igreja é solidária com as pessoas traficadas e comprometidas com a evolução da consciência sobre o valor da dignidade humana, fundamentada na Sagrada Escritura. Essa dignidade é assumida na medida em que o ser humano vive seus relacionamentos: consigo, com a natureza com o outro e com Deus em seu plano de Amor.
A ruptura dessas relações leva ao pecado da violência, da exploração do outro, agressões à dignidade humana como o tráfico de pessoas. A Boa Nova de Jesus como vemos em Gálatas “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (5,1) é uma liberdade para o serviço (Rm 6,22) e para o compromisso com a justiça do Reino
( Rm 6,16) . “Fostes chamados para a liberdade” (Gl 5,13) nos impele a vencer a idolatria do dinheiro, da ideologia e a tecnologia que se encontra na origem do pecado do Trafico Humano, onde o TER sobrepõe-se ao SER. Todo cristão é ungido no Batismo para ser um libertador como Jesus, por isso o Tráfico Humano não é somente uma questão social, mas também, eclesial e desafio pastoral. A Igreja é desafiada a ser advogada da justiça e a defensora dos pobres, cabe a ela emprestar sua voz para quem não consegue gritar, denunciar. Os três caminhos de ação que desponta são: prevenção, cuidado pastoral das vítimas e a sua proteção e reintegração na sociedade.

ORAÇÃO


A oração é a conversa com Deus. Rezar é um ato natural, um capítulo da antropologia, exatamente porque o ser humano tem uma abertura congênita para o transcendente, o divino. Rezar é também um ato de justiça para com nossa alma, pois a oração é expressão do espírito, do coração. É também um ato de justiça em relação a Deus. “Nele somos, vivemos e existimos” (Atos dos Apóstolos 17, 28).

A arte da oração consiste em que o orante se comunique com Deus, com os outros e com ele mesmo e, assim, faça grandes descobertas, encontre soluções e receba força interior. K Jung e V. Frankl são psicólogos que exaltam a importância e a eficácia da oração, sem a qual, as pessoas não se curam de suas neuroses. Eles sabem muito bem que a pessoa orante entra no nível alfa, frequência profunda do cérebro humano.

Por que devemos orar?

Assim como o amante sente a necessidade de expressar o seu amor à amada, assim também a criatura sente o desejo de expressar seus sentimentos ao Criador. Para o coração iluminado e para a mente esclarecida, a Palavra revelada tem um efeito incomparável e uma força indescritível, pois é a trilha espiritual, o caminho e o meio pelos quais o Criador deseja e pode ser contatado.

Qual é a grandeza da oração?

A oração não pode ser ligada somente no âmbito das necessidades e satisfações de caráter humano, caso contrário perde a sua imensa grandeza. Como a oração é a comunhão com as potências Celestes e orientada à glorificação de Deus, não è deste mundo. À base da oração deve imperar o desejo de fazer a vontade de Deus: "Todavia não seja feita a minha, mas a tua vontade" (Lc 22,42). A oração une a Deus, suporta o mundo, embeleza as almas, cancela as culpas, persevera nas tentações, defende na luta, consola nas penas, alimenta as alegrias espirituais e as delícias dos corações.

Qual é a eficácia da oração?

Os Evangelistas narram fatos prodigiosos acontecidos na Palestina; ou seja, de cegos, doentes, paralíticos que, com fé, suplicaram a Jesus e obtiveram a |cura. Se escuta ainda hoje as suas palavras: "Pedis e obtereis para que a vossa alegria seja total" (Gv 16,24).

É um convite à oração para aproximar-se a Ele, o médico divino, capaz de anular as nossas misérias, conceder a cura, encher de amor o coração e enviar a luz do Espírito Santo, necessária para a conversão e a salvação.

Sim, através da oração é possível experimentar a Potência de Deus e mudar em profundidade a vida, combater os pecados, as luxúrias, as paixões para nos tranformarmos em homens livres. São Boaventura afirma que com a oração se obtém a aquisição de todos os bens e a liberação de todos os males. São Bernardo acrescenta que Jesus sempre exaude as súplicas e pode substituir a graça pedida, quando ela seja incompativel com a justiça, com uma graça mais útil.

Por que necessitamos da oração?

Em um mundo onde imperam os ídolos do dinheiro, dos desejos, das concupiscências, do poder, da mentira, das injustiças, da prepotência, da incredulidade e do pecado, a oração é necessária para a salvação das almas. Para a alma, a oração é o único instrumento para pedir socorro a Deus, implorar a luz divina, pedir a força necessária para submeter às paixões e não ceder ao pecado.

É o mesmo Jesus que diz: "E’ necessário orar e orar sempre" (Lc 18,1). A oração obtém como dom a paz no coração, defende o coração do desejo, esclarece a mente quanto ao mal, permite descobrir os defeitos, os erros, as misérias. A oração cultiva a temperança, elimina a cólera, obstácula o orgulho faz voar a alma no horizonte de Deus.

sábado, 8 de março de 2014

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - 08 DE MARÇO



História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data 

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.


Conquistas das Mulheres Brasileiras 

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.


Marcos das Conquistas das Mulheres na História 


- 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
- 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
- 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
- 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
- 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
- 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
- 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
- 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
- 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

CARIDADE


“A verdadeira caridade é a união do amor divino com o amor humano”. Como autênticos cristãos, precisamos servir aos irmãos com alegria, e isto exige doação, entrega. Monsenhor Jonas nos lembra: “Amor que, muitas vezes, é sacrificar-se, doar-se e esquecer-se de si, perder por causa dos outros. Amor que muitas vezes é perdoar, desculpar, suportar, agüentar, dar, ouvir, passar noites sem dormir”.
“O amor seja sincero. Detestai o mal, apegai-vos ao bem. Que o amor fraterno vos una uns aos outros, com terna afeição, rivalizando-vos em atenções recíprocas. Sede zelosos e diligentes, fervorosos de espírito, servindo sempre ao Senhor, alegres na esperança, fortes na tribulação, perseverantes na oração” (Romanos 12,9-12).
Um mundo melhor depende da nossa entrega ao próximo. E você, como vive a caridade?

quinta-feira, 6 de março de 2014

JEJUM



O jejum é uma forma de mortificar o corpo para fortalecer o espírito na luta contra a tentações do pecado. Todos podem fazer jejum. Sejam idosos ou estejam cansados ou doentes; sejam gestantes, mães que amamentam, jovens ou adultos. todos podem jejuar sem que isso lhe faça mal, mas, pelo contrário, lhes faça bem. Muitas pessoas não jejuam porque não sabem fazê-lo. Imaginam que jejuar seja uma coisa muito difícil e dolorosa que elas não vão conseguir fazer.

Jejum da Igreja

Assim é chamado o tipo de jejum prescrito para toda a Igreja e que, por isso, é extremamente simples, podendo ser feito por qualquer pessoa. Alguém poderia pensar que esse seja um jejum relaxado ou que nem seja realmente jejum, porque ele é muito fácil. Mas não é bem assim.Esse modo de jejuar vem da Tradição da Igreja e pode ser praticado por todos sem exceção, sendo esse o motivo porque é prescrito a toda a Igreja. O básico desse tipo de jejum é que você tome o café da manhã normalmente e depois faça apenas uma refeição - almoçar ou jantar -, a depender dos seus hábitos, de sua saúde e de seu trabalho. A outra refeição, a que você não vai fazer, será substituída por um lanche simples, de acordo com as suas necessidades.

Dessa maneira, por exemplo, se você escolher o almoço para fazer a refeição completa, no jantar faça um lanche que lhe dê condições de passar o resto da noite sem fome. O conceito de jejum não exige que você passe fome. Em suas aparições em Medjurgorje, a própria Nossa Senhora o repetiu várias vezes. Jejuar é refrear a nossa gula e disciplinar o nosso comer. O importante, e aí está a essência do jejum, é a disciplina, e é você não comer nada além dessas três refeições. O que interessa é cortar de vez o hábito de "beliscar", de abrir a geladeira várias vezes ao dia para comer "uma coisinha". Evitar completamente, nesse dia, as balas, os doces, os chocolates e os biscoitos. Deixar de lado os refrigerantes, as bebidas e os cafezinhos.

Para quem é indisciplinado - e muitos de nós o somos -, isso é um jejum, e dos "bravos"! Nesse tipo de jejum, não se passa fome. Mas como "a gente" se disciplina; como refreia a gula! E é esta a finalidade do jejum. Qualquer pessoa pode fazer esse tipo de jejum, mesmo os doentes, porque água e remédios não quebram jejum. Se for necessário leite para tomar os remédios, o jejum não é quebrado, pois a disciplina fica mantida. Para o doente e para o idoso, disciplina mesmo talvez seja tomar os remédios e tomar corretamente.

quarta-feira, 5 de março de 2014

PENITENCIA



Não comer carne, não tomar refrigerante, chocolate nem pensar e não abusar das mensagens do celular. Vídeo game só daqui a 40 dias! Mas do que vale tudo isso?
Será que não estou me privando de coisas tão boas que não têm nada de mau?
Poxa! Ao me preparar para viver esta Quaresma vejo que, às vezes, erro pensando que esse é um tempo de privação!
Não!
Mas é de buscar o sentido que falta!
Vejo que, muitas vezes, começamos bem esse tempo, mas depois parece que fica tão difícil...
Lembro-me dos anos que fiz penitência de não beber refrigerante. Nossa! A quantidade de festas que fui... e lá estando... quem eu encontrava?
Ele – o refrigerante!
Bebia e pronto.
Vejo que propósito eu tinha, o que me faltava era a motivação, e esta faltava, pois faltava o sentido!
E assim a Quaresma se tornou um tempo chato para mim!
Mas hoje vejo que a finalidade do tempo quaresmal é de preparação: se preparar!
Preparar para quê?
Para a Misericórdia de Deus!
E essa preparação consiste em receber o dom de Sua misericórdia — dom que recebemos à medida que abrimos o coração para Ele, lançando fora o que não pode conviver com a misericórdia.
Hoje vivo diferente minha Quaresma!
Em minha casa temos uma penitência comum a todos! Pois, enquanto casa, temos uma parcela de misericórdia que a nós está reservada.
Eu e minha namorada temos uma prática de oração comum neste tempo que nos prepara! Pois junto a ela quero e tenho reservado uma parcela da misericórdia!
Vejo que assim vou colocando sentido em cada prática e em cada penitência! E porque encontrei sentido, tenho motivação e se tenho motivação, vou a cada dia estando mais "de boa" para viver em todas as esferas de minha vida o tempo de preparar!
Lendo sobre o significado de conversão encontrei: "Processo através do qual as emoções se transformam em manifestações físicas".
Sair das emoções e partir para ações! Isso gera sentido. Isso abre espaço para misericórdia!
Então, mais que deixar de fazer isso ou aquilo! Por que você não faz isso?
Faça! Faça com sua família, faça com seus amigos, faça com sua (seu) namorada (o)!
A Quaresma então é para todos!

domingo, 2 de março de 2014

CARNAVAL CRISTÃO



Estamos na eminência de mais um carnaval. Para muitos, um feriado prolongado, para outros uma oportunidade de “aproveitar”, deleitar-se nos prazeres carnais (bebida, festas, sexo, drogas), para outros ainda uma oportunidade de encontrar-se com o Senhor e celebrar a Vida.
    A Igreja nos convida, no tempo chamado quaresmal, a entrarmos numa meditação, numa interiorização, num caminho de conversão e crescimento espiritual, num tempo de penitência. Esse tempo litúrgico culmina com a semana mais importante para nós cristãos, a Semana Santa, a Páscoa do Senhor.
    Antes, porém, do tempo da Quaresma, somos convidados a celebrar, a festejar. Carnaval vem de “festa da carne”. Não se trata da festa do corpo, dos prazeres carnais, e é isso que temos visto infelizmente. Mas, para os antigos, era o momento das pessoas “comerem carne”, pois durante a quaresma não o faziam.
    É cada vez mais perceptível que os retiros de Carnaval têm crescido por todo o País. E o que isto nos tem demonstrado? Que todos estão à procura da Verdadeira Felicidade, e a felicidade está no encontro com Jesus. Não existe cristianismo sem encontro com Cristo.  O encontro de Carnaval tem sido uma forma concreta das pessoas tocarem no mais sublime momento de suas vidas. O carnaval é uma festa que significa “adeus a carne”, uma expressão grega “carnis valles”. Antigamente, três a quatro dias antes da Quarta-feira de cinzas, os cristãos se reuniam em um determinado lugar para beber, comer e, com isso, “satisfazerem os prazeres da carne”. Em outros lugares, escravos ganhavam liberdade provisória e as pessoas trocavam presentes. O carnaval, hoje, traz muitas consequências ruins; tais como: aumento no consumo das drogas e muitas mortes.
Muitas pessoas contraem o vírus HIV. Pesquisas mostram que doenças tem aumentado, principalmente, entre as mulheres com baixa escolaridade.
Para aqueles que são cristãos existe uma pergunta: Como viver bem o carnaval?
A primeira atitude é saber que muitos valores que a sociedade apresenta são contrários ao evangelho e à doutrina da Igreja Católica. Uma festa que começou bonita, hoje tem uma conotação toda errada.
Cada pessoa precisa ter a consciência que não é objeto descartável, que se usa e joga fora, mas um filho de Deus, templo do Espirito Santo que precisa ser respeitado e amado. Sendo assim, uma relação sexual não deve acontecer com uma pessoa desconhecida, que se encontra em uma noite. As consequências depois virão, gravidez indesejada e doenças.
Outra sugestão para aqueles que querem passar estes dias com coerência é fazer um retiro, um passeio com a família, uma visita a um parente.

Os cristãos poderiam buscar o carnaval para fazer uma reflexão de vida e pedir a Deus que a quaresma nos leve a um sentido de profunda conversão.