pages

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

90 ANOS DA NOSSA CIDADE DE ARAPIRACA-AL

Arapiraca: 90 anos de pujança de um povo forte por natureza

Cidade comemora emancipação política em clima de otimismo e progresso fruto.
30 de Outubro de 2014

Um povo que sempre pautou pelo progresso de sua terra. Assim é Arapiraca, a cidade que mais cresce no Nordeste e que recebeu de revistas de circulação nacional o destaque pela sua pujança econômica.
E tudo graças ao afinamento de seus políticos, a começar por Célia Rocha, a atual prefeita, que soube conduzir a cidade nos trilhos do desenvolvimento.
Arapiraca que tinha uma economia baseada na monocultura do fumo, e que aprendeu com as adversidades do tempo, procurar outros caminhos para que a cidade continuasse a crescer.
Que Arapiraca cresceu em vários aspectos é indiscutível, pois os números apontam para isso. O desenvolvimento nos setores da indústria e comércio, entre outros, a elevaram para a segunda cidade mais desenvolvida no estado de Alagoas, exercendo influência cultural, social e econômica sobre as demais cidades da região.
Na década de 70, ficou conhecida nacionalmente como a “terra do fumo” devido à grande produção local de tabaco, porém, seu progresso fez com que a monocultura desse lugar a novas produções agrícolas como mandioca, frutas e hortaliças. A criação de ovinos, caprinos e bovinos também ganhou espaço nesse novo cenário.
O destaque apenas no setor fumageiro é coisa do passado. A cidade está em constante ascendência. No campo da educação, conta com duas universidades públicas e outras particulares. Os benefícios não se resumem apenas aos arapiraquenses, mais sim a todos das cidades circunvizinhas, que antes precisavam se deslocar até a capital alagoana para poder cursar o ensino superior.
O comércio influenciou a expansão da rede hoteleira na cidade, que conta com mais de 20 hotéis e pousadas e agora com um shopping Center, o segundo maior do Nordeste. Além disso todas as concessionárias de veículos possuem sede na cidade. Atualmente é comum a vinda de pessoas de outros estados para negociar em Arapiraca. São empresários, vendedores, profissionais das mais diversas áreas que enxergaram as oportunidades oferecidas pela cidade.
Outro setor que também acompanha esse crescimento é o da gastronomia. A cidade conta hoje em dia com inúmeros bares, restaurantes, fast- food. Há opções para todos os públicos, atendendo aos mais diversos paladares, que vão desde o regional aos mais sofisticados. O que leva a destacar a demanda de um público mais exigente, fazendo com que empresários invistam cada vez mais nesse setor.
Com isso, pode-se afirmar que a cultura alimentar da região mudou. O pensamento de que comida sofisticada é encontrada apenas em Maceió não cabe mais na realidade dos que moram em Arapiraca. A visão dos empreendedores para atender aos clientes que aprovam a sofisticação dos pratos, contribuiu para que esses paradigmas fossem quebrados.
O sabor da comida é o primeiro item a ser observado, porém, se o local oferece algo mais como, a harmonização entre sobremesas e bebidas, com certeza terá o seu diferencial almejado pelos que fazem parte do meio gastronômico.
A movimentação noturna na cidade contribuiu para que Arapiraca perdesse um pouco os ares de “cidade do interior”. As atrações musicais em bares badalados são ecléticas. Apesar da cultura nordestina ter o forró como estilo musical mais escutado, existem os que apostam na MPB (música popular brasileira), no pagode e no brega, para citar alguns. Então, é só escolher e aproveitar a “noite arapiraquense”.
O dinamismo de Arapiraca contou, sem sombra de dúvidas, com o engajamento de pessoas que contribuíram para o seu crescente desenvolvimento. E nessa data comemorativa de seus 89 anos de emancipação política, a cidade merece não só os destaques feitos anteriormente, mas ainda os parabéns pelo sucesso do seu povo, pelos trabalhos desenvolvidos por meio de seus representantes, e o desejo de que continue sempre uma cidade próspera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário