pages

sábado, 31 de agosto de 2013

SANTO DO DIA - 30/08

 Sao Cesario de Arles


Os santos, como ninguém, entenderam que a Graça do Cristo que quer santificar a todos, é sempre a mesma, na eficiência, abundância e liberalidade. Cesário de Arles foi um destes homens que se abriu ao querer de Deus, e por isso como Bispo tornou-se uma personalidade marcante do seu tempo.
Cesário nasceu na França em 470, e ao deixar sua casa entrou para o mosteiro de Lérins, onde se destacou pela inteligência, bom humor, docilidade e rígida penitência, que mais tarde acabou exigindo imperfeitamente dos monges sob sua administração. Diante dos excessos de penitências, Cesário precisou ir se tratar na cidade de Arles – Sul da França- local do aprofundamento dos seus estudos e mais tarde da eleição episcopal.
São Cesário de Arles, até entrar no Céu com 73 anos de idade, ocupou-se até o fim com a salvação das almas e isto fazia, concretamente, pela força da Palavra anunciada e escrita, tornando-se assim o grande orador popular do Ocidente latino e glória para a vida monástica. Já que escreveu duas Regras monásticas. Em tudo buscava comunicar a ortodoxia da Fé e aquilo que lutava para viver com o Espírito Santo e irmãos, por isto no campo da moral cristã, Cesário de Arles salientava o cultivo da justiça, prática da misericórdia e o cuidado da castidade.

São Cesário de Arles, rogai por nós!

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

DIA DO CATEQUISTA - 25 DE AGOSTO

O Dia do Catequista – vocação cristã leiga

O mês de agosto é o mês das vocações essencialmente comemorado pela igreja. Todas as vocações religiosas são lembradas em suas especificidades em cada domingo do mês. No 4º domingo de agosto, os leigos são referenciados, dado a importância do desempenho desses voluntários no trabalho da evangelização. 
Vivenciei desde adolescente a vocação de servir no trabalho voluntário de evangelizadora como catequista, e sei a importância dessa vocação, tendo em vista que até hoje realizo atividades dentro da igreja e me realizo na minha vocação de servir a Deus e ao próximo.  
Por isso, falo com o meu coração e com a minha vivência, para que as pessoas que atuam nessa missão, permaneçam e as que ainda não se dedicam, experimentem o novo jeito de aproximação com Deus e com o próximo.
Neste 4º domingo do mês vocacional, que se realiza em todo o Brasil, celebramos a vocação dos cristãos leigos na igreja e na sociedade. São homens e mulheres da igreja no coração do mundo, homens e mulheres do mundo no coração da igreja.
O saudoso Papa João Paulo II, em sua exortação apostólica “vocação e missão dos leigos na Igreja e no mundo”, diz que as novas situações, tanto eclesiais como sociais, econômicas, políticas e culturais, reclamam, hoje, com uma força toda particular, a ação dos fiéis leigos.
“O nome de leigos, aqui, são compreendidos como todos os cristãos, exceto os membros de ordem sacra e do estado religioso aprovado na igreja”. (Lumen Gentium, 31). Embora o leigo não faça parte da hierarquia, ele é um membro da Igreja Católica, em virtude de haver recebido o sacramento do batismo. Assim, na igreja não se faz distinção entre clerigo e leigo; todos são igualmente membros da sociedade fundada por Jesus, com funções distintas.
Duas são as dimensões da vocação leiga: primeiramente, os cristãos leigos são chamados a exercerem diversas ações na comunidade eclesial e em diferentes formas de apostolado. Devem dar seu testemunho de vida e assumir diversos ministérios e serviços na evangelização, na catequese, na animação de comunidades, na liturgia, dentre outros. A outra dimensão é a de atuar no mundo com a tarefa de ser fermento, sal e luz, seja pelo testemunho, seja pela ação transformadora na construção da sociedade justa e solidária, conforme os critérios evangélicos. Essa missão específica deve ser vivenciada pelos cristãos leigos na política, na realidade social, na economia, nos meios de comunicação, nos sindicatos, no mundo do trabalho, na cultura, na família e em tantas outras realidades.
Ao celebrar o Dia dos Cristãos Leigos queremos expressar nossa mais profunda gratidão, por tantos homens e mulheres que, vivendo sua fé, testemunham seu amor a Cristo e à Igreja, na dedicação de seu tempo a serviço dos demais irmãos.
 Por isso, é necessário que os leigos assumam com ardor a sua missão evangelizadora, a fim de humanizar e transformar as estruturas e as relações pela vivência e pelo testemunho do Evangelho em seus ambientes de convivência. 
O momento presente reclama a presença de um número maior de cristãos leigos, adequadamente preparados, para responder aos desafios da sociedade e do momento atual.
 Parabéns aos catequistas e a todos que estão no serviço como membros efetivos do povo de Deus, que são Igreja.

sábado, 24 de agosto de 2013

SANTO DO DIA 23/08

Santa Rosa de Lima

Para todos nós, hoje é dia de grande alegria, pois podemos celebrar a memória da primeira santa da América do Sul, Padroeira do Peru, das Ilhas Filipinas e de toda a América Latina. Santa Rosa nasceu em Lima (Peru) em 1586; filha de pais espanhóis, chamava-se Isabel Flores, até ser apelidada de Rosa por uma empregada índia que a admirava, dizendo-lhe: “Você é bonita como uma rosa!”.
Rosa bem sabia dos elogios que a envaideciam, por isso buscava ser cada vez mais penitente e obedecer em tudo aos pais, desta forma, crescia na humildade e na intimidade com o amado Jesus. Quando o pai perdeu toda a fortuna, Rosa não se perturbou ao ter que trabalhar de doméstica, pois tinha esta certeza: “Se os homens soubessem o que é viver em graça, não se assustariam com nenhum sofrimento e padeceriam de bom grado qualquer pena, porque a graça é fruto da paciência”.
A mudança oficial do nome de Isabel para Rosa ocorreu quando ela tomou o hábito da Ordem Terceira Dominicana, da mesma família de sua santa e modelo de devoção: Santa Catarina de Sena e, a partir desta consagração, passou a chamar-se Rosa de Santa Maria. Devido à ausência de convento no local em que vivia, Santa Rosa de Lima renunciou às inúmeras propostas de casamento e de vida fácil: “O prazer e a felicidade de que o mundo pode me oferecer são simplesmente uma sombra em comparação ao que sinto”.
Começou a viver a vida religiosa no fundo do quintal dos pais e, assim, na oração, penitência, caridade para com todos, principalmente índios e negros, Santa Rosa de Lima cresceu na união com Cristo, tanto quanto no sofrimento, por isso, tempos antes de morrer, aos 31 anos (1617), exclamou: “Senhor, fazei-me sofrer, contanto que aumenteis meu amor para convosco”.
Foi canonizada a 12 de abril de 1671 pelo Papa Clemente X.
Santa Rosa de Lima, rogai por nós!

" Santos Loucos Por Uma Igreja Renovada "

domingo, 18 de agosto de 2013

I-N-T-E-R-L-I-G-A-D-O-S 2013



“I-N-T-E-R-L-I-G-A-D-O-S”
Org.: Jovens Seguidores de Cristo – VIDANOVA
Igreja Nossa Senhora de Fátima, Jd. Esperança
Paroquia Santíssimo Redentor, Eldorado
Arapiraca/AL

O “I-N-T-E-R-L-I-G-A-D-O-S” é uma realização do Grupo Jovens Seguidores de Cristo – VIDANOVA / Igreja Nossa Senhora de Fátima, Jardim Esperança – Arapiraca/AL.
   Sua realização é pela motivação de uma juventude mais ativa e unida com a força da fé que os movem.
   Através de mais este projeto, os J.S.C. – VIDANOVA, como também são conhecidos, propõe nos jovens uma unidade religiosa que mostram sua capacidade de ser cristão sem deixar de ser jovem.
   Entre tantas provas que são propostas, em especial está a de entrevistar um profissional ligado ao tema da equipe.


·        O “I-N-T-E-R-L-I-G-A-D-O-S” será dividido em quatro partes:

 PROVA 1 E PROVA 2
A primeira é a digital com o “Feedback Social Cristão” na criação de um “grupo na rede social FaceBook” em que a equipe deve fazer postagens e abrir dialogo correlacionado ao seu tema, também aumentando o máximo possível o numero de participantes, “curtidas” e “compartilhamentos”;
A segunda parte é a dinâmica com a prova “Avenida Complicada” em que a equipe deve solucionar o problema proposto o mais rápido possível e em conjunto;









 EQUIPE PECADO IRA


EQUIPE PECADO PREGUIÇA


EQUIPE PECADO AVAREZA





EQUIPE PECADO VAIDADE


 EQUIPE PECADO SOBERBA


 EQUIPE PECADO LUXURIA














PROVA 3
A terceira é a "Arte e Dança" em que toda equipe deverá escolher uma musica religiosa com coreografia para apresenta-la a todo o grupo em forma de FlashMob onde será filmada e postado na rede social Youtube, a cada visualização havera adição de pontos. Em seguida terão um texto para reflexão e então a interpretação de forma teatral; nesta parte duas equipes trabalharão juntas para cada texto e a pontuação valera para ambas.



 EQUIPE PECADO VAIDADE,
APRESENTAÇÃO: QUEM É ESTA QUE AVANÇA COMO AURORA






EQUIPE PECADO PREGUIÇA,
APRESENTAÇÃO: VEM PRA CÁ MAIS EU


 EQUIPE PECADO SOBERBA,
APRESENTAÇÃO: TEM ANJOS VOANDO NESTE LUGAR




EQUIPE PECADO AVAREZA,
APRESENTAÇÃO: DEUS ME AMA COMO EU SOU



JURADOS DA PROVA: CAROLINE NASCIMENTO, RAFAEL OLIVEIRA E CAMILA VIEIRA.


 EQUIPE PECADO IRA,
APRESENTAÇÃO: ERGUEI AS MÃOS



 DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA PRIMEIRA ETAPA DA PROVA 3


 EQUIPES PECADOS SOBERBA E LUXURIA,
APRESENTAÇÃO: A JANGADA



 EQUIPES PECADOS VAIDADE E IRA,
APRESENTAÇÃO: LUZ QUE NÃO SE APAGA