pages

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO 02/02

PADROEIRA DESTA CIDADE DE ARAPIRACA - ALAGOAS



A história de Nossa Senhora do Bom Conselho aqui em Arapiraca, começou com o saudoso Manoel André em 1864.

 Manoel André Correia dos Santos fundou Arapiraca em 1848. Era casado com D. Maria Isabel da Silva Valente, a qual faleceu e foi sepultada ao lado de sua casa em 1855.

Em 1864, Manoel André se encontra casado com sua segunda esposa, a Srª Rosa Martins da Silva. Neste ano ele traz da cidade de Bom Conselho - PE. , uma Imagem de Nossa Senhora e a coloca na capela que ele construiu sobre o túmulo de sua falecida esposa com a invocação de Nossa Senhora do Bom Conselho para ser Padroeira da primeira igreja de Arapiraca. Esta Capela é inaugurada em 02/02/1865 com a primeira Missa presidida pelo Pe. Otávio de Oliveira. Hoje, esta Imagem tem 145 anos e se encontra na antiga Matriz, onde Manoel André a colocou. Com o passar dos anos, ele viuvou e casou-se pela terceira vez. Em 1890 morre Manoel André Correia dos Santos, o Fundador de Arapiraca. Homem de fé e de oração; foi ele que plantou a fé nesta Majestosa Cidade de Arapiraca – AL.

Em 15 de agosto de 1944, a Capela de Nossa Senhora do Bom Conselho é elevada a Igreja Matriz, sendo criada a Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho pelo Exmº Sr. Bispo Diocesano Dom Fernando Gomes,   e teve como primeiro Pároco o Pe. Epitácio Rodrigues. A paróquia cresceu e sua Matriz tornou-se pequena, surge então a necessidade de construir uma nova matriz.

 Pe. Aldo de Melo Brandão é o novo pároco da Paróquia de N. Srª do B. Conselho, após a santa Missa foi realizada uma justíssima homenagem ao Mons. José Curvelo Soares junto a Placa Comemorativa da Inauguração e Consagração da Igreja Matriz Concatedral de N. Srª do B. Conselho. É bom lembrar que o terreno, em que foi edificado este novo templo, foi doado pela Prefeitura de Arapiraca – era o segundo Cemitério desta cidade de Arapiraca/AL.

Em 01 de Janeiro de 1987 às 19h00min – saiu da Nova Matriz de Nossa Senhora do Bom Conselho, uma grande procissão com o Santíssimo Sacramento até a antiga Matriz de Nossa Senhora do Bom Conselho, a qual se transformou em Santuário do Santíssimo Sacramento.

sábado, 26 de janeiro de 2013

REUNIÃO ESPECIAL DAS MÃES 2013














































J.S.C. - Vida Nova
" Santos Loucos por uma Igreja Renovada"

SANTO DO DIA 25/01

                                                       São Timóteo







Sua vida foi marcada pela evangelização, pela santidade de São Paulo e também de São João Evangelista. A respeito dele, certa vez, São Paulo escreveu em uma de suas cartas: "A Timóteo, filho caríssimo: graça, misericórdia, paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, Nosso Senhor!" (II Timóteo 1,2). 

Nesta carta, vamos percebendo que ele foi fruto de uma evangelização que atingiu não somente a ele, mas também sua família: “Quando me vêm ao pensamento as tuas lágrimas, sinto grande desejo de te ver para me encher de alegria. Confesso a lembrança daquela tua fé tão sincera que foi primeiro a de tua avó Lóide e de tua mãe, Eunice e, não tenho a menor dúvida, habita em ti também”. (II Timóteo 1,4-5) Por isso, São Paulo foi marcado pelo testemunho de São Timóteo, que se deixou influenciar também por São Paulo. Tornou-se, mais tarde, além de um apóstolo, um companheiro de São Paulo em muitas viagens.

Primeiro bispo de Éfeso, foi neste contexto que ele conheceu e foi discípulo de Nosso Senhor seguindo as pegadas do Evangelista João.

Conta-nos a tradição que, no ano de 95, o santo havia sido atingido por pagãos resistentes à Boa Nova do Senhor e, por isso, martirizado. São Timóteo, homem de oração, um apóstolo de entrega total a Jesus Cristo. Viveu a fé em família, mas também propagou a fé para que todos conhecessem Deus que é paz.

Peçamos a intercessão desse grande santo para que sejamos apóstolos nos tempos de hoje.

São Timóteo, rogai por nós!